16 a 19 de Outubro 2014 - Velas, S. Jorge

CONVIDADOS

VII Bienal do Turismo em Espaço Rural conta com a presença de especialistas regionais, nacionais e estrangeiros, de diferentes áreas profissionais, abordando diferentes temáticas, partilhando conhecimento e experiências e contribuindo para a tomada de consciência das novas oportunidades que este tipo de Turismo tem para o desenvolvimento dos Açores.

Pedro Casimiro

Coordenador do Jardim Botânico do Faial

Pedro Casimiro, 40 anos, licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia é atualmente coordenador do Jardim Botânico do Faial, centro do Parque Natural do Faial que se dedica à conservação da flora natural dos Açores. Está ativamente envolvido na gestão das áreas naturais do parque e em projetos de conservação da natureza. É desde outubro de 2013 membro da direção da associação europeia de destinos EDEN AISBL - Destinos Europeus de Excelência.

Jasmine Moreira

Professora Universitária

Jasmine Moreira é bacharel em Turismo, doutorada em Geografia e pós-doutorada pela Universidade de Zaragoza (Espanha), com o tema Geoparques e Interpretação Ambiental. É prof. da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Chefe do Departamento de Turismo. O Geoturismo foi tema da sua tese. É líder do Grupo de Pesquisa “Geoturismo e Geoparques”, ministrou palestras em diversos países e é autora do Guia Geológico de Bolso de Fernando de Noronha e do livro “Geoturismo e Interpretação Ambiental”.

Nelson Moura

Vigilante da Natureza

Nelson Braga Moura, natural de Santa Maria, licenciado em Guias da Natureza e Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza pela Universidade dos Açores, exerce a atividade de Vigilante da Natureza no Parque Natural de Ilha de Sta. Maria. É praticante de diversas atividades de exploração da natureza, como é o caso do pedestrianismo, observação de aves e geocaching. Em 2013, integrou a equipa responsável pelo desenvolvimento do projeto Grande Trilho de Sta. Maria.

Hélvio Braga

Eng. Técnico de Proteção Civil

Hélvio José Luz Braga, natural de Santa Maria, licenciado em Proteção Civil pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, exerce funções de Eng. Técnico de Proteção Civil no Município de Vila do Porto. Desde cedo desenvolveu o gosto pelas atividades físicas ao livre, sendo praticante de várias modalidades, como BTT, geocaching e pedestrianismo. Em 2013, integrou a equipa responsável pelo desenvolvimento do projeto Grande Trilho de Santa Maria.

João Carlos Nunes

Diretor Científico do INOVA

João Carlos Carreiro Nunes, Licenciado em Geologia pela Univers. do Porto, doutorado em vulcanologia pela Univers. dos Açores, exerce funções de Diretor Científico do INOVA - Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores e Prof. Auxiliar na Univers. dos Açores. É membro da Direção da ENTA - Escola de Novas Tecnologias dos Açores, Coordenador Científico do Geoparque Açores, Representante do Geoparque Açores no Coordination Committee da Rede Europeia de Geoparques, Representante do Grupo Português da ProGEO, Membro do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências, Consultor da EDA Renováveis e GEOTERCEIRA (geotermia) e Autor e co-autor diversas publicações científicas.

Ricardo Medeiros

Diretor Regional

Ricardo Maciel Sousa Medeiros, licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pela Universidade dos Açores, exerce funções de Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade Empresarial. Desempenhou funções de administrador e de direção financeira em várias empresas privadas desde o ano de 1997. A partir de 2006 desempenhou funções de administrador na empresa Ilhas de Valor, S.A., de Presidente do Conselho de Administração na empresa Santa Catarina, S.A. e Administrador da Sinaga, S.A.

Tiago Castro

Gerente da Empresa Dive Azores

Tiago Castro, licenciado em Biologia Marinha pela Universidade do Algarve é atualmente Gerente da Empresa Dive Azores e instrutor de mergulho desde 2002

José Toste

Coordenador do Produto Turístico do Turismo dos Açores

José Toste, natural da Terceira, licenciado em Línguas Estrangeiras Inglês Alemão pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, exerce funções de Diretor Executivo da Associação Regional de Turismo, Coordenador do Desenvolvimento do Produto Turístico, no Turismo dos Açores e de professor convidado na Universidade dos Açores do Curso Guias da Natureza, na cadeira Ecoturismo e Valores Patrimoniais. Desempenhou funções de docente nos cursos técnicos profissionais de turismo da Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra de Heroísmo, onde lecionou as disciplinas de Inglês e Alemão e desenvolveu a atividade de Guia Intérprete na ilha Terceira nestas línguas.

Azucena De La Cruz

Projeto LIFE Terras do Priolo

Azucena De La Cruz, licenciada em Ciências do Ambiente pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid com uma pós-graduação em Participação e Cidadania Ambiental pela Universidade Aberta, exerce funções de técnica do Projeto LIFE Terras do Priolo – SPEA- Açores, sendo responsável pelas ações de avaliação socioeconómico e gestão/promoção do turismo na área protegida. Fez estágio profissional no Projeto LIFE Priolo, dando apoio à monitorização e realizando uma avaliação dos serviços dos ecossistemas fornecidos pela ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme. Coordenou o Centro Ambiental do Priolo desde a sua abertura e o processo de adesão das Terras do Priolo à Carta Europeia de Turismo Sustentável.

António Jorge Costa

Fundador e Presidente do IPDT

António Jorge Costa, licenciado em Gestão e Administração Pública pela Univ. Técnica de Lisboa e Doutorado em Planeamento Estratégico em Turismo (Universidade de Surrey, Reino Unido). Fundador e Presidente do IPDT - Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, Professor de Estratégia Empresarial e Director do Programa Doutoral em Ciências Empresariais da Universidade Fernando Pessoa. É membro do Advisory Board do Worldwide Hospitality and Tourism Themes (Emerald) e do Painel de Peritos do Barómetro da Organização Mundial do Turismo. Atualmente é consultor dos Pólos de Desenvolvimento Turístico de Calandula e da Bacia do Okavango, Angola; e Consultor-Perito da Organização Mundial do Turismo, para o Processo de Desenvolvimento do Plano Estratégico do Turismo de Cabo Verde.